O prefeito de Pedra Bela, Vanderlei Lopes (Derlei), confirmou ao Jornal de Bragança e Região e a Rádio O Caminho FM, que as placas fotovoltaicas (painéis solares) não serão mais instaladas no estacionamento do santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Ele contou que fez um acordo com a empresa, sem necessidade de rompimento do contrato e, portanto, sem a Prefeitura ter de pagar a multa de R$ 400 mil. “Já sentamos com a empresa responsável pelas placas e entramos em acordo. Como estas placas serão instaladas também no poliesportivo da cidade e na escola municipal, fica somente faltando outro local em substituição ao santuário. Então, o nosso setor de engenharia e o nosso jurídico, bem como a própria empresa, estão analisando todo o projeto novamente. A gente entendeu a clamação popular e, a população pode ficar tranquila, nosso governo é um governo de diálogo”, disse Derlei, ao lembrar que o projeto da instalação das placas no santuário é da gestão passada, encerrada em dezembro de 2024.
A vereadora Roseli Amaral comemorou a decisão. “Agradeço ao senhor prefeito Derlei e a todos que se uniram nessa causa, contribuindo para preservar a integridade de nosso ponto turístico e sagrado. Continuaremos a cuidar de nossa cidade e de nossa história, com a intercessão de Nossa Senhora da Pedra”, disse.
Abaixo-Assinado
Moradores de Pedra Bela, turistas, devotos, fiéis e romeiros, se mobilizaram contra a instalação de placas fotovoltaicas, no estacionamento do santuário e conseguiram reunir mais de 500 assinaturas.
O que são Placas Fotovoltaicas?
Placas fotovoltaicas, também conhecidas como painéis solares, são dispositivos que convertem a luz do sol em energia elétrica. São o principal componente de um sistema de energia solar.