MENU
ABUC, através do Grupo Inter-Religioso, fará a lavagem da escadaria da Igreja do Rosário
Ato será neste sábado e será a primeira vez que acontece no município
Publicado em 03/10/2025 15:35
Geral

A Associação Bragantina de Umbanda e Candomblé (ABUC) realiza neste sábado (4), a lavagem da escadaria da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Bragança Paulista. É a primeira que vez que o ato, que simboliza a resistência da cultura de matriz africana, acontece no município.

A lavagem é realizada pela ABUC, através do Grupo Inter-Religioso, por meio da Comissão Diocesana de Bragança e da paróquia Catedral.

A lavagem será neste sábado (4), com concentração dos participantes, às 9h30 no Pergolado da Praça Raul Leme. A partir das 10h haverá uma cerimônia e homenagens e, em seguida, os participantes seguem em procissão até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde acontecerá a lavagem da escadaria.

Pai Bil, presidente da ABUC, explicou que esse ato já existe em outras cidades e citou como exemplo, Franco da Rocha, onde há 10 anos acontece a lavagem da escadaria da Igreja de Bom Jesus da Paradinha. “A Diocese de Bragança, através do Dom Sérgio, do padre Boareto, tem essa grandeza, através dessas cabeças iluminadas, de abrir esse espaço para que as religiões de matriz africana e todas outras religiões possam estar juntas ao comungar a cultura de paz”, disse Pai Bil, ao destacar que a iniciativa de fazer a lavagem em Bragança, foi proposta por ele em uma das reuniões do Grupo Inter-Religioso, ao Bispo Dom Sérgio Colombo, que levou a proposta até o Conselho de padres da Diocese, informando posteriormente que a proposta foi aceita.

Padre José Antonio Boareto, Assessor do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso de Bragança Paulista, disse que o ato visa a busca pela paz, através do diálogo. “O grupo Inter-religioso está dando todo apoio a este evento, na pessoa do Bispo Dom Sérgio Colombo. É um ato pela paz, para que essa cultura de paz seja compreendida cada vez mais, através do diálogo que se baseia na fraternidade, que pede a nós a superação do racismo. Isso vai ao encontro do que o Papa Leão XIV, sobretudo neste mês de outubro, por ocasião da intenção deste mês, nos propõe, que haja uma colaboração entre as tradições religiosas em favor da paz, da justiça e da fraternidade”, disse padre Boareto, ao explicar que a realização do ato foi informada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e que, portanto, tudo está sendo feito de acordo a própria Igreja e CNBB.

“Que possamos, como sempre diz Dom Sérgio, abrir nosso coração, nossa mente e mãos, para acolher ao outro, que é nosso semelhante, o nosso próximo, nosso irmão. Que a lavagem seja sinal da fraternidade que buscamos entre nós e que nos torna todos iguais, nesse chamado a viver numa unidade. E, esse caminho vem pelo diálogo que se constrói pela paz”, finalizou Boareto.

Significado da Lavagem

No século 18 a Igreja de Bonfim, em Salvador (BH), foi consagrada. Os escravos eram responsáveis por limpar a igreja antes da grande festa do Senhor do Bonfim. Mas não podiam participar da celebração. No entanto, começaram a realizar a lavagem das escadarias em um ato de fé, usando água, ervas cheirosas e cantos tradicionais da ancestralidade africana.

Grupo Inter-Religioso

Existe há 18 anos , sendo formado por líderes religiosos da Igreja Católica, Evangélica, Budismo, Islamismo, Umbanda, Candombré e Doutrina Espírita. Os líderes organizam anualmente o Dia de Ação de Graças e, além disso, se reúnem várias vezes ao ano para definirem diretrizes que visam propagar a cultura de tolerância e paz entre as religiões. A coordenação é da Diocese de Bragança, através da Comissão Diocesana de Bragança, tendo a liderança do Bispo Dom Sérgio Colombo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!